Por que um ambiente limpo é fundamental no tratamento de alergias?

ambiente-limpo

Sabemos que grande parte da população é prejudicada pela asma e outras doenças alérgicas, mas você deve estar se perguntando: por que um ambiente limpo é fundamental para tratar esses males?

Por essa razão, elaboramos esse artigo para que possamos apresentar quais são os principais cuidados que você deve ter em casa, a fim de evitar ou pelo menos amenizar alergias respiratórias. Vamos explicar como a limpeza do ambiente é capaz de prevenir doenças, além de proteger quem já sofre com esse tipo de problema, evitando crises de asma, bronquite, rinite, entre outras. 

Vem com a gente?

Como agem os ácaros nas alergias respiratórias?

Toda alergia é uma resposta do sistema imunológico e funciona como uma defesa a qualquer tipo de substância estranha que atinja o organismo. Um dos principais agentes alérgenos são os ácaros que, apesar de serem muito pequenos e visíveis apenas com a ajuda de microscópio, causam sérios problemas à saúde.

Para que os ácaros provoquem algum tipo de reação alérgica, primeiro é preciso que determinada pessoa já apresente algum problema como asma ou rinite, por exemplo, que são tipos de alergias respiratórias comuns. Os ácaros estão presentes em todos os ambientes dentro de casa e por isso são os principais responsáveis por desencadear esse tipo de alergia.  

A boa notícia é que ao adotar boas práticas de higiene em casa, além do uso de capas antiácaros para travesseiros e colchões, será possível prevenir e amenizar drasticamente os sintomas provocados por ácaros, como dermatite, bronquite, rinite e outras, que podem se agravar por meio das alergias. 

Que tal algumas dicas? 

1 – Portas e janelas devem ficar abertas para arejar o ambiente

Quem sofre de alergia precisa tomar o cuidado constante de manter portas e janelas abertas para que o ar possa circular livremente dentro de casa. Outra grande ajuda é colocar móveis e outros objetos bem posicionados, permitindo que a luz natural entre em casa.

Essa simples prática ajuda muito a evitar o acúmulo de poeira, pelos e sujeiras, evitando assim o aparecimento de fungos e ácaros. 

2 – Desumidificadores de ar são essenciais 

Esse tipo de aparelho é um grande aliado no combate às alergias, pois quando ácaros buscam abrigo, sempre precisam que o nível de umidade esteja acima de 60% para que possam sobreviver. A instalação de um desumidificador que tenha capacidade de volume compatível com o espaço do seu lar faz com que o ambiente fique bastante inóspito para o acúmulo de ácaros. 

Sendo assim, a maioria dos microrganismos simplesmente morrem ou abandonam o ambiente. É importante que toda a casa seja desumidificada, evitando que os mesmos migrem para outros ambientes do lar que não foram completamente protegidos. 

3 – Limpezas profundas devem ser feitas periodicamente

Você sabia que com apenas um ano de uso, tapetes, carpetes e sofás armazenam quase 5 milhões de ácaros? Por isso, é muito importante higienizar todos esses ítens de forma profunda e constante. Procure fazer uma pequena manutenção diária na limpeza das áreas que possam acumular mais sujeira e poeira.

4 – Sempre prefira capas antiácaros para travesseiros e colchões

Sim, é possível encontrar no mercado capas que funcionam como proteção contra ácaros e que geralmente possuem controle antimicrobiano, tanto para colchões, como para travesseiros. 

Os produtos impedem a passagem de ácaros, fungos, bactérias e proporcionam proteção à saúde de quem já sofre com esse tipo de problema. 

A RSMed oferece várias opções de capas para travesseiro e colchão, garantindo assim uma noite de sono reconfortante. Que tal conhecer um pouco mais sobre eles? 

Capa antiácaro para colchão

Capa antiácaro para travesseiro

Gostou das dicas? Então fique atento em nossas redes sociais para conferir outros conteúdos interessantes como este. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?